O conteúdo abaixo foi elaborado por Heitor Garcia e Rosana Kirsch, consumidor/a do Araçá.
O Grupo Araçá de Consumo Responsável iniciou suas atividades em 2015 a partir de trajetórias de pessoas integrantes do movimento de economia solidária em Novo Hamburgo/ RS e de outras companheiras que também buscavam ter acesso ao abastecimento da economia solidária, reforma agrária e agroecologia.
O Araçá é um coletivo informal que articula produtoras/es sem patrão a consumidoras/es organizados. A cada dois meses (a partir de junho/23) são abertos ciclos de pedidos no site e feitas encomendas para quem é fornecedor/a.
O Araçá também se articula com outros Grupos de Consumo Responsável (GCR) via Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável e via Red de Comércio Justo del Litoral/ Argentina.
Para participar do Araçá tem dois requisitos: vontade de fazer uma ação coletiva e de se abastacer de quem produz sem patrão e em coletivos.
Aí, é necessário participar de um Encontro de Acolhida que acontece uma vez por mês. É uma atividade de até duas horas em que se apresenta o funcionamento do Araçá e você terá acesso ao login para fazer compras no site.
Para o Araçá acontecer, será necessário você contribuir no funcionamento: periodicamente trabalhar num mutirão (que é o dia das entregas dos pedidos), contribuir com a taxa de apoio, participar das Assembleias Semestrais e de Grupos de Trabalho
O Araçá é um Grupo de Consumo Responsável que está localizado na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A sede do Araçá desde 2020 é o Sindicato das Sapateiras de Novo Hamburgo e já teve núcleos de consumidoras em São Leopoldo e Campo Bom.
Se você ficar um ou mais ciclos sem fazer compras, você poderá retomar seu abastecimento.
No período em que você não fez compras, você não terá nenhum custo.
Para que o Araçá consiga funcionar, há custos que são pagos com a mobilização de recursos das compras feitas por consumidoras/es do Araçá.
Ao fazer um pedido, cada produto já contém uma margem de 10% em cima do valor da/o produtor. Esta margem é paga por todas as pessoas que fazem compras no Araçá.
Desde 2023 não há a taxa mensal.
Permanece a Taxa de Adesão de R$ 20,00 ao fazer a primeira compra no Araçá.
O mutirão é o dia da entrega dos pedidos realizados num ciclo.
O Araçá somente existe se tiver mutirão.
Um dia antes ou na manhã cedo do dia da entrega dos pedidos, o local é limpo/ higienizado.
É o dia em que produtoras/es entregam as encomendas.
As encomendas são organizadas por núcleo.
Os núcleos organizam os pedidos.
Os pedidos são entregues para consumidoras/es.
É realizada a prestação de contas do ciclo.
Tudo isto é feito por pessoas que participam do Araçá.
Então, é fundamental a participação periódica em mutirões.
Ciclo é o momento em que os produtos estão disponíveis para compra até a entrega e prestação de contas de tudo que circulou.
Os Ciclos são a cada dois meses (a partir de junho/23) com entregas na segunda sexta-feira do mês.
Se você ficar sem comprar num ciclo do Araçá, você poderá retomar a compra num ciclo seguinte!
A partir da definição feita pelo Grupo Tocador em 23/03/22, não haverá taxa para retomada da compra quando você voltar ao Araçá.
Não há prazo para retornar ao Araçá.
Caso fique muito tempo sem fazer pedidos e nem acompanhar as reuniões/ Assembleia do Araçá, vale participar de um encontro de Acolhida no retorno para se atualizar!
Você deve entrar em contato direto com quem produziu e solicitar ou a troca ou devolução do seu pagamento.
Orientamos que cada produto deve ser entregue com os dados de contato da/o produtor/a, assim você tem como entrar em contato.
Caso não localize o contato da/o produtor/a, busque a referência do Araçá para solicitar que medie a troca/ ressarcimento junto à/ao produtor/a.
O Araçá prioriza a produção no território.
Mas, tem itens que consumimos cotidianamente e que não são produzidos onde vivemos.
São exemplos: erva mate, farinha de trigo e café.
Nestes casos, fazemos compra de pequenos estoques diretamente de produtoras/es da economia solidária ou em conjunto com outro Grupo de Consumo Responsável.
Só voltar!
Caso tenha perdido a senha, acesse https://araca.eco.br/wp-admin, insira o email do seu cadastro e clique em Perdeu a senha.
Caso seu login não esteja mais ativo, pois já faz muito tempo que não faz pedidos, entre em contato com alguma pessoa do Araçá e solicite novamente seu login no site.
Enquanto o ciclo está aberto, você pode editar e cancelar seu pedido.
Depois que o ciclo de pedidos fechou, não é mais possível cancelar e editar pedido. Assim que encerra o momento de pedidos, comunicamos as/os produtoras/es sobre as encomendas que foram feitas e seu pedido irá chegar no dia do mutirão.
Se durante o ciclo aberto no site você precisar editar ou cancelar seu pedido, faça este caminho:
1. Vá em Minha Conta, no canto superior direito do site
2. Clique em Pedidos
3. Localize o pedido que você precisa editar e cancelar: Clique na opção desejada.
4. Veja no seu email a confirmação do cancelamento ou nova versão do pedido, caso tenha editado.
Se você comprar direto de quem produz, pode ser que não seja mais caro.
Em comparação com alimentos orgânicos vendidos em supermercados, o alimento orgânico/ agroecológico acessado direto de quem produz costuma ter um custo menor.
Desde fevereiro/23 o Araçá está em transição. Os Grupos de Trabalho estão sendo revistos e as tarefas também. Abaixo seguem algumas tarefas.
Tarefas:
– Atualizar produtos: grupo que mensalmente contato produtoras/es para atualizar os itens no site antes de abrir o período de pedidos; as orientações de como atualizar conteúdos no site está disponível aqui.
– Fazer a prestação de contas.
– Hospedar e manter o site e emails: a Cooperativa EITA faz esta tarefa.
– Mutirões: atuação de várias pessoas para que o dia da entrega dos pedidos aconteça.
[vfb id=’1′]