Glossário

Para sabermos um pouco mais sobre práticas que mobilizam o Araçá.

Elaborado por Carol Willig, consumidora do Araçá.

Agricultura familiar

Considera-se agricultura familiar/camponesa a gestão da propriedade é compartilhada pela família, sendo a atividade produtiva da agricultura  a principal fonte geradora de renda. Além disso, o/a agricultor/a/e familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia.

Agroecologia

Considera-se agroecologia um conjunto de cosmopercepções e técnicas ecológicas de cultivo, com sustentabilidade social e ambiental. A agroecologia também incorpora fontes alternativas de energia e sua principal preocupação é sistematizar todos os esforços num modelo tecnológico socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Veja mais em Agroecológico e Agrofloresta.

Agroecológico

Considera-se agroecológico todo produto e/ou serviço desenvolvido com base nas cosmopercepções e técnicas que tenham como base a agroecologia. Assim sendo, agroecológico é um produto/serviço socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Veja mais em Agroecologia e Agrofloresta.

Agrofloresta

Agrofloresta é um sistema de produção da Agroecologia, inspirado na dinâmica dos ecossistemas naturais, nos quais espécies florestais perenes são plantadas junto com cultivos agrícolas e agropecuários. Nesta forma de cultivo, consegue-se uma diversidade de alimentos, estimula-se a recuperação e fertilidade dos solos, a conservação dos rios e nascentes, e o aumento da diversidade das espécies, contribuindo para a reconstituição do equilíbrio da natureza, afetado pelo monocultivo, pelos transgênicos e pelo veneno. Veja mais em Agroecologia e Agroecológico.

Artesanato

O artesanato é um tipo de trabalho artístico produzido inteiramente à mão ou com o auxílio de peças mecânicas que exijam contribuição de forma manual.

Artesanal

Artesanal é todo trabalho, seja ele artístico ou com outro fim, desenvolvido inteiramente com as mãos, ou com o auxílio de peças mecânicas que exijam contribuição de forma manual.

Agricultura biodinâmica

A agricultura biodinâmica é uma forma de cultivo que segue os ciclos naturais da Terra, utilizando como base um calendário astronômico agrícola, que auxilia no plantio. Utiliza-se das fases da Lua, e preservação do meio ambiente. Seu elemento essencial chama-se Preparado, um conjunto formado por ervas medicinais, esterco fresco de vaca, e minerais. Elaborados em duas formas: os Preparados de aspersão, e os Preparados de composto.

Biodinâmico

Biodinâmico é todo produto cultivado tendo como base os conhecimentos da agricultura biodinâmica, que tem como pilares os conhecimentos sobre a agricultura e o cosmos. Veja mais em Agricultura Biodinâmica.

Comércio Justo

Comércio justo é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio que busca preços justos, padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

Consumo responsável

Trata-se de um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais. Busca melhorar a produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, incentivando as práticas colaborativas. É a vivência de atitudes éticas para a construção conjunta de um novo panorama social, econômico e ambiental por meio da agroecologia, da segurança alimentar e nutricional/soberania alimentar, da economia solidária e comércio justo e solidário, agricultura camponesa/familiar.

Cooperativa

Cooperativa é uma empresa que se consolida por meio do Cooperativismo, que prevê a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O associativismo cooperativista tem por fundamento o progresso social da cooperação e do auxílio mútuo segundo o qual aqueles que se encontram na mesma situação desvantajosa de competição conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência.

Ecológico

Ecológico é um produto, serviço ou prática que carrega em sua composição e concepção a preocupação em manter a biodiversidade. Esses produtos possuem em sua cadeia produtiva o princípio de não gerar impacto negativo no equilíbrio do ecossistema.

Economia solidária

Economia solidária é definida como o “conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão. Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade.

Gestão coletiva

Gestão Coletiva é a forma pela qual os criadores e titulares de direito se organizam a fim de se fazerem representar perante a sociedade. Trata-se de um modelo de autogestão, em que não há hierarquia e todes têm voz ativa nas decisões grupais.

Mutirão

Mutirão é uma mobilização coletiva para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. Trata-se da organização coletiva e solidária para atingir os resultados propostos pelo grupo.

Natural

Um produto natural é produzido exclusivamente com itens encontrados na natureza

Orgânico

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Software livre

Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso. O conceito do software livre é focado na ética e seus objetivos fornecem aos usuários liberdade de controle e alteração na execução, moldando-o à sua computação e ao seu processamento de dados, além de conceder liberdade social para a cooperação ativa com todos os usuários e desenvolvedores de sua escolha.

Vegano

Vegano é todo produto, serviço e/ou ação livre de ingredientes ou exploração animal, desenvolvida com base nos princípios do veganismo. Ver mais em Veganismo.

Veganismo

Veganismo é um conceito que implica em excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, incluindo alimentação, vestuário ou qualquer outra forma de consumo, até mesmo cultural. Dessa forma, um vegano tem uma dieta completamente baseada em vegetais e fungos (cogumelos), livre de todos os alimentos de origem animal, como carne, laticínios, ovos, pólen, própolis, cera de abelha e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.

Vegetariano

Vegetariano é um produto baseado em alimentos de origem vegetal. Ver mais em vegetarianismo.

Vegetarianismo

Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões, desde restrições alimentares a opções de saúde, espirituais ou motivações políticas.

Ovolactovegetariano

Ovolactovegetariano é um produto baseado somente em alimentos de origem vegetal e derivados de leite e ovos. Esse tipo de dieta é ideal para quem busca cortar a carne de sua dieta, por diversos motivos. Ver mais em Vegetarianismo.

0
    0
    Sua cesta