Intercâmbio Regional Solidário: ecos

Intercambio

No dia 22 de setembro aconteceu o Intercâmbio com a Red de Comércio Justo da Argentina.
Os gastos com transporte para as visitas à Coopan e Garupá, o almoço coletivo, apoio para noite cultural e a compra de alguns produtos da Red para o estoque do Araçá foram pagos com recursos do Fundo.
 
 
 
Algumas notas sobre o Intercâmbio com a Red Comércio Justo Litoral – Argentina:
Recebemos a visita de 5 integrantes da Red entre os dia 20 e 22 de setembro.
No dia 22 de setembro fizemos visitas à COOPAN e Garupá, roda de conversa sobre a Red na Casa da Praça e um momento de trocas de produtos com música e teatro no Espaço Sideral.
Ecos do Intercâmbio:
– Convite para participarmos da Feira Nacional, na Argentina, em abril.
– Desejo de mantermos as trocas de produtos e saberes: para a parte de produtos fiquei de buscar informações sobre comércio entre cooperativas/ iniciativa de economia solidária entre BR e AR.
– Forte organização autogestionária da Red com trocas diretas (sem moeda) entre produtoras/es a partir de suas organizações abastecendo 8 pontos fixos de comercialização da Argentina.
– Fábrica flexível: produzem preferencialmente itens com insumos que são da Red de Comércio Justo, cada processo produtivo é de conhecimento de todas/os, sem patrão > trabalho coletivo e igualitário.
– Na Roda de Conversa tivemos a participação do Grupo de Integração Agroecológica – GIA de Porto Alegre, do Grupo de Consumo Responsável Bem da Terra de Pelotas, Oficina de Geração de Renda – Saúde Mental e coletivos Minhoca e Casa da Praça de Novo Hamburgo.
 
Quem mais participou ou teve ideias a partir deste Intercâmbio, compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *