Visita ao Bem da Terra e intercâmbios 2018
No dia 16 de dezembro, Felipe e Rosana foram ao evento de 3 anos de aniversário do Grupo de Consumo Responsável Bem da Terra, de Pelotas.
A primeira atividade que participamos foi sobre a popularização do Bem da Terra.
Atualmente, o grupo realiza pedidos semanais, tendo entre 30-40 pedidos. Estão organizados em 12 núcleos pela proximidade das pessoas. Contam com uma sede na Universidade Católica de Pelotas onde as pessoas de todos os núcleos vem retirar suas encomendas. A organização por núcleos é a forma de participação nos grupos de trabalho, na separação dos pedidos e na facilitação quando se retira a encomenda.
A ideia é que se tenha uma ação para que mais pessoas se aproximem do Bem da Terra e se indicou duas perspectivas: condomínios e bairros populares.
Almoçamos na cooperativa Teia Ecológica onde pudemos conversar um pouco mais sobre o funcionamento do Bem da Terra.
Agradecemos ao pessoal pelo almoço que saboreamos e ganhamos 😛
De tarde aconteceram 4 oficinas:
– Sobre cerveja artesanal: o Grupo Aroeira que oferece cerveja ao Bem da Terra apresentou o processo de produção e foi colocado o desafio de produzir cerveja com malte orgânico. Pudemos contar um pouco sobre a Coopernatural e a Sideral que produzem com cevada, trigo, centeio.. orgânicos plantados em Santo Antônio do Palma.
– Sobre o Araçá: contamos como temos nos organizado e os desafios que percebemos. Usamos como roteiro a apresentação em anexo.
Algo que chamou a atenção do pessoal é a nossa organização espontânea para o dia da retirada das encomendas.
Foi o momento, também, de dialogarmos sobre o cirandas – o Bem da Terra quer se manter no cirandas e irá se juntar ao mutirão para que continue no ar.
– Sobre o Flores de Chico: este é um grupo muito lindo que oferece ao Bem da Terra itens de cuidados, tudo preparado com insumos plantados na terrinha onde vivem. Apresentaram algumas ervas e itens que produzem.
– Sobre Políticas Públicas: a roda de conversa do final da tarde foi com a vereadora Fernanda/ PSOL
A Fernanda é integrante do Bem da Terra e o PSOL constituiu um núcleo de consumidoras/es.
A conversa teve dois temas principais: encaminhar a solicitação para que a Associação Bem da Terra seja reconhecida com utilidade pública podendo, então, solicitar um prédio público para suas atividades; e sobre a proposição de um lei para fomento da economia solidária em Pelotas.
Ao final do dia teve música e janta para completar a confraternização.
Aí a gente retornou para casa ao som de música latino-americana e tendo indicativos que fazer compra conjunta de azeite de oliva das/os hermanas/os argentinos.
Além de termos conhecido melhor a organização do Bem da Terra, trazendo ideias pro Araçá.
Vale muito a pena a gente fazer estes intercâmbios.
Numa próxima oportunidade, tomara que mais pessoas do Araçá possam participar!
Já temos alguns indicativos de agendas:
- Curso Produção Biodinâmica: em Sapiranga: em conjunto com OCS Ferrabraz (certificação participativa de orgânicos), infos com Solange Mânica – manica.eco@gmail.com
- Fórum Social Mundial: Salvador/ BA de 13 a 17 de março, infos com Solange Mânica – manica.eco@gmail.com
- Feira Nacional de Economia Solidária Argentina: Rosário de 6 a 8 de abril – o pessoal da Red Comércio Justo nos oferece hospedagem e alimentação.
- Feira de Santa Maria/ RS e Fórum Social de Economia Solidária: 12 a 15 de julho.
Em IMBÉ tem EcoFeira toda sexta-feira de manhã junto à Prefeitura.
A feira é organizada por produtoras/es orgânicos e pela Anama.
Vale um papo com o pessoal para conhecer a sua organização e ajudar na divulgação da feira!