Calendário e perguntas frequentes sobre o Araçá

O conteúdo abaixo foi elaborado por Heitor Garcia e Rosana Kirsch, consumidor/a do Araçá.

O que é o Araçá?

O Grupo Araçá de Consumo Responsável iniciou suas atividades em 2015 a partir de trajetórias de pessoas integrantes do movimento de economia solidária em Novo Hamburgo/ RS e de outras companheiras que também buscavam ter acesso ao abastecimento da economia solidária, reforma agrária e agroecologia.

O Araçá é um coletivo informal que articula produtoras/es sem patrão a consumidoras/es organizados. A cada dois meses (a partir de junho/23) são abertos ciclos de pedidos no site e feitas encomendas para quem é fornecedor/a.

O Araçá também se articula com outros Grupos de Consumo Responsável (GCR) via Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável e via Red de Comércio Justo del Litoral/ Argentina.

Como participar do Araçá?

Para participar do Araçá tem dois requisitos: vontade de fazer uma ação coletiva e de se abastacer de quem produz sem patrão e em coletivos.

Aí, é necessário participar de um Encontro de Acolhida que acontece uma vez por mês. É uma atividade de até duas horas em que se apresenta o funcionamento do Araçá e você terá acesso ao login para fazer compras no site.

Para o Araçá acontecer, será necessário você contribuir no funcionamento: periodicamente trabalhar num mutirão (que é o dia das entregas dos pedidos), contribuir com a taxa de apoio, participar das Assembleias Semestrais e de Grupos de Trabalho

Onde fica o Araçá?

O Araçá é um Grupo de Consumo Responsável que está localizado na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A sede do Araçá desde 2020 é o Sindicato das Sapateiras de Novo Hamburgo e já teve núcleos de consumidoras em São Leopoldo e Campo Bom.

Todas/os contribuem mesmo sem o pedido?

Se você ficar um ou mais ciclos sem fazer compras, você poderá retomar seu abastecimento.

No período em que você não fez compras, você não terá nenhum custo.

Quando sou isenta/o das taxas?

Para que o Araçá consiga funcionar, há custos que são pagos com a mobilização de recursos das compras feitas por consumidoras/es do Araçá.

Ao fazer um pedido, cada produto já contém uma margem de 10% em cima do valor da/o produtor. Esta margem é paga por todas as pessoas que fazem compras no Araçá.

Desde 2023 não há a taxa mensal.

Permanece a Taxa de Adesão de R$ 20,00 ao fazer a primeira compra no Araçá.

Qual a importância de participar do mutirão?

O mutirão é o dia da entrega dos pedidos realizados num ciclo.

O Araçá somente existe se tiver mutirão.

Um dia antes ou na manhã cedo do dia da entrega dos pedidos, o local é limpo/ higienizado.

É o dia em que produtoras/es entregam as encomendas.

As encomendas são organizadas por núcleo.

Os núcleos organizam os pedidos.

Os pedidos são entregues para consumidoras/es.

É realizada a prestação de contas do ciclo.

Tudo isto é feito por pessoas que participam do Araçá.

Então, é fundamental a participação periódica em mutirões.

Quando ocorrem os ciclos?

Ciclo é o momento em que os produtos estão disponíveis para compra até a entrega e prestação de contas de tudo que circulou.

Os Ciclos são a cada dois meses (a partir de junho/23) com entregas na segunda sexta-feira do mês.

O que acontece se perco um ciclo do Araçá?

Se você ficar sem comprar num ciclo do Araçá, você poderá retomar a compra num ciclo seguinte!

A partir da definição feita pelo Grupo Tocador em 23/03/22, não haverá taxa para retomada da compra quando você voltar ao Araçá.

Quantos ciclos posso perder e permanecer no Araçá?

Não há prazo para retornar ao Araçá.

Caso fique muito tempo sem fazer pedidos e nem acompanhar as reuniões/ Assembleia do Araçá, vale participar de um encontro de Acolhida no retorno para se atualizar!

O que acontece quando um produto veio errado ou com defeito?

Você deve entrar em contato direto com quem produziu e solicitar ou a troca ou devolução do seu pagamento.

Orientamos que cada produto deve ser entregue com os dados de contato da/o produtor/a, assim você tem como entrar em contato.

Caso não localize o contato da/o produtor/a, busque a referência do Araçá para solicitar que medie a troca/ ressarcimento junto à/ao produtor/a.

E se não tem o que eu preciso no meu território?

O Araçá prioriza a produção no território.

Mas, tem itens que consumimos cotidianamente e que não são produzidos onde vivemos.

São exemplos: erva mate, farinha de trigo e café.

Nestes casos, fazemos compra de pequenos estoques diretamente de produtoras/es da economia solidária ou em conjunto com outro Grupo de Consumo Responsável.

Sou integrante inativa/o e desejo voltar. Como devo prosseguir?

Só voltar!

Caso tenha perdido a senha, acesse https://araca.eco.br/wp-admin, insira o email do seu cadastro e clique em Perdeu a senha.

Caso seu login não esteja mais ativo, pois já faz muito tempo que não faz pedidos, entre em contato com alguma pessoa do Araçá e solicite novamente seu login no site.

Posso cancelar um pedido? Posso alterar um pedido finalizado?

Enquanto o ciclo está aberto, você pode editar e cancelar seu pedido.

Depois que o ciclo de pedidos fechou, não é mais possível cancelar e editar pedido. Assim que encerra o momento de pedidos, comunicamos as/os produtoras/es sobre as encomendas que foram feitas e seu pedido irá chegar no dia do mutirão.

Se durante o ciclo aberto no site você precisar editar ou cancelar seu pedido, faça este caminho:

1. Vá em Minha Conta, no canto superior direito do site

2. Clique em Pedidos

3. Localize o pedido que você precisa editar e cancelar: Clique na opção desejada.

4. Veja no seu email a confirmação do cancelamento ou nova versão do pedido, caso tenha editado.

Orgânico é sempre mais caro?

Se você comprar direto de quem produz, pode ser que não seja mais caro.

Em comparação com alimentos orgânicos vendidos em supermercados, o alimento orgânico/ agroecológico acessado direto de quem produz costuma ter um custo menor.

Quero ajudar: quais tarefas posso fazer no Araçá?

Desde fevereiro/23 o Araçá está em transição. Os Grupos de Trabalho estão sendo revistos e as tarefas também. Abaixo seguem algumas tarefas.

Tarefas:

– Atualizar produtos: grupo que mensalmente contato produtoras/es para atualizar os itens no site antes de abrir o período de pedidos; as orientações de como atualizar conteúdos no site está disponível aqui.

– Fazer a prestação de contas.

– Hospedar e manter o site e emails: a Cooperativa EITA faz esta tarefa.

– Mutirões: atuação de várias pessoas para que o dia da entrega dos pedidos aconteça.

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